Os BTTRETAS

Grande Foto

domingo, 16 de agosto de 2009

Desta vez o tretas Pedro perdeu a cabeça,há tanto para dizer que nem sei por onde começar. No feriado de 15 de Agosto,dia do emigrante,fui fazer a maior travessia de btt feita num só dia que fiz até hoje. Tudo começou há um ano quando o nosso amigo Bispo e uns colegas fizeram esta travessia pela primeira vez,e este ano não foi exepcção,tendo no total de 12 participantes,alguns já nossos conhecidos,como o Mário Páiva,Pedro Abrantes,João,e Gromichos, do Btt Lourel,e depois os Banifs,1 de Setubal,1 de Santarém,3 de Lavre,2 de Lisboa,portanto dinheiro não faltava. Tivémos a partida ás 6h30m da manhã junto ao pavilhão de Portugal,em direção á primeira paragem que era em Santarém,fui a cabeça do grupo até Santarém,onde foi feito com um andamento médio na casa dos 23kmh,tendo chegado ao topo Santarém ainda não eram 11h,que andamento já com 83 de pedalanços. Nessa altura começámos a ver a nossa primeira baixa,o nosso amigo Major,já tava com a lingua de fora,mergulhou num tanque para ver se refrescava. Continuando,á saida de Santarém lá vimos o tasco para o almoço,veio a bela da bifana e as jolas,muitas jolas. Seguindo em direção aos Olhos de Agua,tivemos com muita pena,principalmente minha,porque fui eu o culpado daquele andamento louco até Santarém,o nosso amigo Major Paiva já não aguentava o calor e não tinha forças. Depois de conversa com restantes elementos do grupo ele decidiu ir a pedalar devagarinho até á estação mais perto,ele não queria prejudicar o grupo,é de louvar,estávamos ao kilometro 100 e o calor apertava acima dos 30ºC,foi só beber água e ir pedindo ás pessoas das casas que ligassem a mangueira para o nosso duche vestidos. Depois de um furo tivémos uma corrente partida,prontamente resolvida por mim com o descravador e elo rápido,que a maior parte da malta vinha á turista não traziam nada,o meu camelback pesava 6 kilos. Chegámos aos Olhos de Agua ás 14h,para mais umas jolas e encher camelback de agua,claro que mandei um mergunho todo vestido com sapatos e luvas no rio,e que boa que estava a água,se não fossemos continuar ficava ali o resto da tarde. Em direção a Minde,tivémos a 2ª baixa,o nosso amigo Bispo ficou sem forças nos braços e pernas,depois de apoio moral,que ele também queria ir para a estação,e de tomar aquelas bombas energénicas lá continuou em direção a Minde. Depois já com o Santuário á vista foi pedalar até mais não até á rotunda dos 3 peregrinos,e beber mais umas jolas,equanto chegava resto do grupo. Já en fátima e com colega Bispo já bom foi a vez do Pedro Abrantes tomar também o liquido milagroso,eu também tomei mas o meu liquido dizia no rótulo SAGRES.Eh,Eh. Depois das fotos dentro do santuário,tinhamos mais 22km até á estação de Ourém,para apanharmos o combóio para a Gare do Oriente onde chegámos ás 22h. No total fizémos 165km em 12h com 3h de paragem e 9h de andamento,e tirámos várias lições desta aventura como,não se pode ir para uma aventura destas e beber só um iogurte liquido de manhã(Bispo),eu comi 7 torradas,não se pode vir de férias sem qualquer tipo de treino e fazer raid destes(Mário),uma boa preparação e alimentação e hidratação é o principal. Para o ano venha o 3ºRaid.