Os BTTRETAS

Os BTTRETAS
Grande Foto

sábado, 24 de dezembro de 2011

Boas festas

Os BTTRETAS desejam a todos os seus amigos e familiares, um feliz Natal

e não se esqueçam no dia 1...



E o utimo noturno deste ano....


sábado, 5 de novembro de 2011

Rescaldos em atraso

No mês de Setembro ficou marcado pela travessia de Sintra a S.Martinho do Porto nos dias 17 e 18, evento organizado pela Sintra Bike na companhia de 18 pedalantes, fizémos a etapa de sintra a Areia Branca pelas arribas fazendo um total de 80kms e no dia seguinte tinhamos os restantes 80km até S.Martinho de uma beleza extraordinária.



 Outubro, começa com um evento BY TRETAS pelas ecopistas do Dão e Vouga na companhia dos tretas, Paulo, Antunes,Bispo,Fernando,Sebastião,Jorge e o nosso convidado especial o Mário do BTT Lourel.
Fizémos ao caminho de carro até Coimbra onde apanhámos o comboio até S.Comba Dão onde faziamos da parte da tarde os 51kms de ecopista até Viseu onde passámos por Tondela e muitas outras estações,e depressa chegámos a Viseu onde pernoitámos na Pousada da Juventude Local.
No dia seguinte tinhamos 110kms para fazer até Aveiro num ambiente fantástico e umas paisagens brutais com passagem por S.Pedro do Sul e Vouzela sempre pelo trilho da antiga linha.
Chegámos a Aveiro ás 18h onde tomámos banho nos Bombeiros Locais e regressámos de comboio até ao carro.




Novembro começa com a Rota da Agua pé dos nossos amigos do Alverca Bike, o fízémos questão de marcar presença com o Paulo,Nuno,José Carlos e Antunes, num percurso brutal,com paisagens fabulosas nuns trilhos aqui tão perto e não conheciamos.
Os abastecimentos,esse fora du best com bastante agua pé do qual fizémos questão de provar e bem ,mas também uns valentes grelhados a acompanhar.
O almoço foi divinal, agradecimentos ao João Nogueira e companhia e aos Montibikers.




Dezembro começa com uma travessia de dureza extrema, que foi o assalto ao Caramulo, os TRETAS foram lá juntar-se ás tropas para conquistar a serra.
Fomos no dia anterior em 2 batalhões compostos por Paulo,Bispo,Antunes e Cabra Alta e o Batalhão do Lourel com Mário,Jorge,Daniel e Gromichos, onde fizémos parte da night local embebida em muita cerveja que depois se iria refletir no dia seguinte.
Chegava a hora e juntámo-nos aos mais de 150 soldados comandados pelo General Faísca em direção ao Caramulinho onde chegámos ao fim de 5 horas com 36kms e 3mais de 2000mts de acumulado e fomos por a bandeira dos TRETAS aos 1057mts de altitude, depois fizémos o regresso dos restantes 35kms mas mais fáceis dos que os primeiros chegando a Vila Nova de Mossarros para o belo banho e um lanche ajantarado num restaurante local.






No dia 10 de Dezembro tivémos um unico BTTRETAS no famoso Troia-Sagres que foi o Fernando,que fez a travessia pela 4ºvez, está de parabéns juntamente com o pessoal da Rota da Bola de Berlin.


Dia 18, fizémos o reconhecimento do proximo passeio do dia 1 de Janeiro com um desvio pelas praias.

Dia 22 fizémos um passeio noturno inesquécivel, saimos da sede social, os tretas Paulo e Fernando e o pessoal do BTT-Lourel fazendo um grupo de 15 elementos em direção á marginal onde iriamos circular pela ciclovia das praias até ao Cais do Sodré e ao Rossio onde comiamos a bela da bifana, o unico senão é que já não havia comboios e tivémos de fazer o regresso por outro caminho a passa perto de todas as estaçãoes até casa fazendo um total de mais de 70kms e chegando á 1h30m da manhã.
Próximos eventos:

Dia 30- utimo noturno
Dia 1- mini passeio BTTRETAS

Podem ver utimas actualizações também na nossa página do FACEBOOK






domingo, 28 de agosto de 2011

RESCALDOS EM ATRASO

Bom,isto tem andado um bocado parado por aqui,há mais de um m~es que não se actualiza as nossas voltinhas,mas vamos lá....
A seguir ao nosso noturno eu,o Bispo e Cabra Alta fizémos um reconhecimento de um percurso de Sintra até á praia da Areia Branca por uns caminhos espéctaculares num percurso de 85kms, passando por ,Catribana,S.Julião,Ericeira,Rimamar,S.Lourenço,Assenta,Foz,St.Cruz,St.Rita,Porto Dinheiro,Atalaia, e Areia Branca, com paragem em St.Rita para almoço de marisco.
15 dias depois fizémos uma volta gastronómica de tretas em que eu,Bispo,Sebastião e Jorge fomos á feira gastronomica dos produtos da Lagoa de Óbidos,com saida de comboio em Meleças em direção a Óbidos onde pedalámos pelas exelentes ecopista que circunda a Lagoa para nos deliciarmos com um almoço de Engias,Berbigão,Mexilhão,Canivetes entre outros,fazendo o regresso pelo mesmo caminho num percurso de 40kms ultra soft de uma barrigada de comboio.
Dia 13 fizémos o passeio do mês ao irmos ter com os nossos amigos Familia Santos ao Entroncamento para fazermos um percurso já por mim e Bispo conhecido,mas para novidade dos tretas Antunes,Jorge,Fernando,Paulo,Sebastião e o Carlos e Cabra Alta.
Demos a volta á zona toda de Almourol e seu castelo numa voltinha muito soft de 35kms acabando com um belo banho e um almoço de grelhada mista de caça em Riachos.
Obrigado ao casal Santos pela organização do percurso,banhos,almoço e claro a companhia.
Na Quinta feira fizémos um noturno urbano entre trtetas e bolas de berlin na companhia do nosso amigo Orlando.
Hoje volta ultra soft também entre tretas e bolas de berlin,fomos para a zona do Magoito num dia espectacular e num ambiente de grande convivvio com um companhiro novo no grupo,é o José Carlos e é bem vindo, percurso também na casa dos 40kms acabando com um belo sumo de Cevada na sede Social.
Próximo evento dos tretas é em Alcochete no dia 11 de Setembro no 21ºPIP.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

RESCALDO DO NOTURNO DOS TRETAS

Os tretas organizaram neste sábado um noturno na companhia de muitos amigos entre os quais os TRETAS, Fernando,Bispo,Paulo, os Sintra Bikes Pedro,Simão,Rui, O BTT Lourel Mário,Tiago,Monteiro,Diogo,Jorge,Stoffel e mais uns quantos, o Bicicletando Paulo,João,Amélia,Carlos, os Bolas de Berlin Jean,Lucas e Santos e mais uns quantos convidados fazendo num total de 28 participantes num passeio ultra Soft que começou mal mas acabou bem.
Começou mal logo a seguir á rotunda do tribunal com uma aparatosa queda do TRETAS Paulo contra uma pedra a deslocar o ombro e ir de seguida para o Hospital.
O percurso segui um direção á Codiçeira onde fizémos o regresso por estradões onde tinhamos os TRETAS Jorge e Nelson de volta do grelhador com as valentes febras e entremeadas,juntamente com as minis e sangria para toda a malta degustar......e não sobrou nada........num ambiente de grande convivio e camaradagem onde já tinhamos a presença do nosso tretas voador,mas sem capa onde afogou a dor em sangria.......
Muito obrigado a todos pela presença e companhia ao longo do passeio.
Próxima aventura - Reconhecimento do percurso Sintra-S.Martinho do Porto em BTT.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

TRAVESSIA DA COSTA VICENTINA

Um Bttretas fez a grande travessia da Costa Vicentina com 240kms em 2 dias, podem ver report completo na pagina 41 do nosso link do ProjectoBtt.
O link encontra-se a meio desta página no lado direito.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

20ºPIP

Mais um PIP,mais uma grande cowboiada ,assim se costuma dizer.
Desta vez foi na Figueira da Foz, com exelente organização do casal Reis , a QUEM AGRADECEMOS A ESTADIA E TUDO O RESTO.
Num ambiente de grande convivio com poucos projectistas mas bons,se fez uma bela passeota pela Serra da Boa Viagem acabando com um belo almoço em Lavos.

domingo, 8 de maio de 2011

Rescaldo Semanal

Desde da Algarviana, tivémos mais umas voltinhas fixes,na semana passada fomos para a nossa serra juntamente com o pessoal do BTT Clube de Lourel e a nossa companheira da Algarviana, a Sandra, e fizémos uma volta á maneira subindo por Sintra,Seteais,Azinhaga das Amoras sempre á esquerda,Capuchos e Monge.
Os tretas Bispo e pedro iam se Single Speed,para esticar a perna,tive um furo e a volta passou pela Barragem e de regresso a casa,passando pela nossa sede social para beber um sumo de cevada.
Ontem o tretas Bispo foi a Portalegre mais o pessoal do BTT-Lourel e o Bola de Berlim Santos.
Hoje com o grupo do tretas Fernando,o pessoal do Cacém, o Tavares,Nuno e Carlos, juntou-se também o nosso amigo Francisco Esteves e Cabra Alta, fizémos também um percurso fixe subindo também por Sintra, seteais,Azinhaga das Amoras sempre á direita, e foi um sobe e desce constante atá aos Capuchos, mais precisdamente no parque das merendas,onde iamos comer a nossa barrinha.
De seguida fomos a descer ém direção á antiga Fábrica da Agua e subimos á Peninha,passando pelo tanque e contornámos a Serra indo ter na parte de baixo da Pedra Amarela e descer até á barragem, que depois viemos no caminho por dentro até á Penha Longa,já de regresso a casa,passámos pela sede para beber uima sumo de Cevada.
Próxima Aventura- 20º PIP em Lavos-Figueira da Foz.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

VIA ALGARVIANA 2011

Que grande aventura passámos em 5 dias.
Começou no Domingo dia 17 pelas 15h a ir buscar os meus amigos Bispo,Mário e David para rumarmos á Pousada da Juventude de Alcoutim onde iriamos pernoitar para darmos inicio á aventura no dia seguinte.
Dia 1- Concentração no centro de Alcoutim para reunir os 23 participantes e a organização dar a palestra sobre o percurso.
Deu-se a partida,pelas 9h30, esta etapa tinha 60kms e ia até Vaqueiros, percurso esse que tinhamos a companhia do Filipe,Paulo e da Sandra, com paisagens espéctaculares e trilhos maravilhosos onde chegámos ao destino pelas 16h00 para o belo do banho de água gelada!!!!!.
Seguiu-se o jantar na casa de Pasto Teixeira e pernoitámos na casa do Povo de Vaqueiros.
Dia 2-Deu-se a partida pelas 9h00, esta etapa tinha 60kms mas era das mais duras,também com passagem por sitios espectaculares e com algumas chuvadas pelo caminho, e fomo em direção a Salir onde chegámos pelas 16h30,com destino á escola 123 de Salir para mais um banho de água gelada e com jantar no Restaurante Cavaco com um belo repasto e pernoitámos no pavilhão da escola.
Dia 3-Deu-se a partida pelas 9h00 debaixo de uma chuvada brutal com direção a Silves, com trilhos com muita pedra e lama com passagem espéctacular pela barragem do rio Arade,esta etapa tinha também umas subidas brutais e descidas também onde chegámos pelas 15hoo ao fim dos 60kms a Silves,onde nos deslocámos aos bombeiros locais,com exelentes instalações e banho de água quente!!!!!.
Segue-se o Jantar na Marisqueira Rui,onde eu não aconselho a lá ir,foi um barrete, e pernoitámos no pavilhão dos bombeiros em cima de uns colchões á maniera.
Dia 4- Deu-se a partida pelas 9h00,esta etapa tinha apenas 47kms mas um acumulado brutal e ficou como sendo a mais dificil do tragecto,com muitas subidas,as inicias com mais de 20% de inclinação,mas o ponto alto foi a subida á Picota,também com umas valentes chuvadas pelo caminho,com o caminho no cimo da Picota muito técnico,depois descemos a Monchique para almoçar e foi aí que o tempo piorou com tempestades de granizo,trovoada e muita chuva e a temperatura a descser brutamente,foi quando tomámos a decisão de não subir á Foia pelo camionho,mas sim contornando a serra onde iriamos apanhar o trilho a meio da descida em direção a Marmelete onde chegámos pelas 17h00,com banho na escola local de agua quente e jantar no Restaurante ao lado da Casa do Povo onde iriamos pernoitar.
Dia 5-Partida pelas 9h00 com mais uns companheiros a juntar-se ao grupo com destino ao Cabo São Vicente num percurso de 80kms mais muito rolante,com trilhos á maneira e passagem nas eólicas a seguir a Bensafrim,também com umas chuvadas á mistura onde chegámos ao destino pelos 16h00,num ambiente de grande festa e um mini banquete para receber todos os participantes da travessia.
A realçar o espirito de companheirismo e entre ajuda ao longo de todo o caminho.
Um agradecimento especial para oa meus amigos Bispo,Mário e David,que me acompanháram ao longo da travessia,agradecimento ao Paulo Oliveira e Sandra com os seus olhos azuis e a sua simpatia nos brilharam ao longo dos 5 dias,ao Daniel e o pai que nos deram apoio moral durante o caminho e felicitações a todos os restantes bttistas que concluiram o pecurso.
Agradecimento também á organização Almargem pelo evento realizado,e toda a sua cordenação com as dormidas e restaurantes,ficando só a melhorar no aspecto aos banhos frios,ter um guia a fechar e melhor cordenação com autocarros e carrinhas no final.
Na viagem de regresso passámos ainda no Pulo do Lobo junto a Mértola.
ADORÁMOS E VAMOS REPETIR !!!!!1
Próxima aventura- 10ª Edição da Maratona de Portalegre.

quinta-feira, 31 de março de 2011

28ª,29ª,e 30ª ETAPAS da VPBTT

Mais uma vez fomos fazer uma etapa Oficial com os travesseiros,desta vez na zona de Trás-os-Montes e Minho.
Começou logo na sexta feira a ir buscar os companheiros de viagem Bispo,Cabra Alta,Alexandre e Serrano,depressa nos pusémos a caminho de Salto onde chegámos pelas 17h aos B.V. locais.
Depois de degustação de petiscos locais e de arrumarmos as coisas,porque sacos havia muitos,chegou a hora de jantar onde se juntaram a nós o JMB,PGuedes,DID,Ray Bong,Ricky Rock, e Peregrino.
Dormimos nas camaratas dos bombeiros onde de manhã cedinho partimos para a 28ª Etapa entre Salto e Campo do Gerês,etapa essa que foi debaixo de um frio brutal com muita chuva e algum vento,além da beleza extraordinária foi também de uma dureza brutal,já chegando a Campo de Gerês pelas 16h quase hipotérmicos.
Dormimos e jantámos na Pousada da Juventude de Vilarinho das Furnas onde no dia seguinte as condições agraváram-se e não fizémos a 29ªetapa seguindo 6 corajosos em direção á intempérie que se fazia sentir naquela zona.
Fizémos uma etapa Gastronómica por várias localidades do Gerês , tais como Lindoso,Brufe,Lobios em Espanha,Castro Labroeiro, onde fizémos um mega almoço em Brufe no Restaurante " O Abocanhado" de uma qualidade brutal,bom o preço também foi propocional,mas valeu a pena.
Chegámos a Melgaço já de noite onde nos encontrámos com restantes travesseiors para uma bela jantarada num restaurante local.
Logo cedinho no dia seguinte fomos para a 30ª etapa entre Melgaço e Ponte de Lima passando por Monção e Valença do Minho,etapa essa que também foi com bastante chuva , mas foi de uma beleza ímpar e destacando a Ecopista entre Monção e Valença e o caminho Português de Santiago entre Valença e Ponte de Lima,caminho esse que está bastante mal tratado na zona da serra.
Próxima Mega Aventura- Via Algarviana

domingo, 20 de março de 2011

PASSEIO DA SINTRA BIKE E AMIGOS

Depois de durante a semana termos feito treino com rolos, hoje fomos fazer um passeio organizado pelos nossos amigos da Sintra Bike. Os tretas Sebastião e Fernando também vieram juntamente com mais uns quantos amigos do Fernando, com malta da Bola de Berlin , Arca de Noé e muitos amigos da loja.
Começou cedo com partida da loja da Sintra Bike ás 8h30m na companhia de 35 Bttistas com vontade de pedalar pela nossa serra acima.
Percurso á maneira com o nosso grande amigo Cabra Alta a guia da frente com outros guias da Sintra Bike no meio e a fechar.
Percurso diferente do habitual pela zona dos depósitos da agua,Vale de Flores,Prisão,Linhó,Lagoa Azul,Subida dos Jipes,Capuchos,zona do Miradouro e regresso via Seteais e Sintra, onde chegámos á loja ao meio dia em ponto com pouco mais 30kms feitos.
Hoje ao contrário do tretas Fernando , fui eu a furar, e á frente numa descida, valeu os travões da Single Speed,mas fopi prontamente resolvido.
Nota positiva para a boa disposição do pessoal e exelente organização dos guias,principalmente o primeiro.
P.S. Não vou por fotos minhas,por causa das bocas dos restantes tretas em relação á escolha de fotos.
Próxima aventura- 28,29,e 30ª Etapa da VPBTT entre Salto e Ponte de Lima com mais de 240kms e 8000 de Acumulado de subidas.
Não vai doer nada.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Rescaldo Semanal

Esta semana foi muito produtiva em termos de btt, estivémos em várias frentes.
Começando pelo noturno de terça feira aqui na nossa serra com a presença dos companheiros da Motoreis, Pedro Reis e companhia, vieram nos visitar,e pedalar conosco pela serra fora na companhia dos tretas Eu,Fernando e Bispo e do Alexandre,Santos,Jean,e Cachucho.
Percurso soft com o Fernando a guia a mostrar aos nossos amigos os nossos trilhos espéctaculares e quase faziamos uma 24hBTT.
Na quinta fomos até ao quintal dos nossos anfitriões na zona do Milharado,na Póvoa da Galega.
Chegámos cedo eu e o tretas Bispo á Motoreis, e ainda fomos comer uma bifana ao Milharado,
depois chegaram o tretas Fernando e o Alexandre,Santos e Jorge e depressa nos pusémos nos trilhos da zona, percurso espéctacular,com single tracks,estradões,e alguma lama á mistura,não deixou de maravilhar a nossa rapaziada,alguns trilhos eu e Bispo já conheciamos de outras andanças.
Acabou na casa do nosso anfitrião Pedro Reis a que agradecemos o exelente banquete que ele nos preparou,tudo do bom e do melhor.
No sábado eu e Bispo fomos até ao Barreiro a Convite dos nossos amigos da Fidalbyke e fomos fazer a visita á adega da Quinta da Bacalhoa, com um percuso soft que até fomos de single speed e estreámos as nossas novas jerseys SS, e já dentro da propriedade fomos visitar a grande adega com prova de vonho e moscatel com alguns petiscos á mistura,já se tirou várias fotos e fizémos o caminho de regresso quase até ao fim que para aí a 5kms parti o prato da frente e fui empurrado pelo amigo Bispo até ao fim.
No domingo fomos até Sobreiro Curvo fazer o 8ºpasseio local, fomos os tretas Bispo,Sebastião,Fernado e Eu na companhia do Alexandre,Jean,Jota21,Joaquim Marouco,e encontrámos muita cara conhecida,a malta do Btt-Lourel,Jacinto,o pessoal da Montibikers, o pessoal da Motoreis,o pessoal da Biking Aventura,alguns projectistas,e alguns centauros do Banif.
Eu, Bispo,Alexandre e Jean, fomos para os 60kms e os restantes para os 30kms,já sabiamos a dureza do local derivado á participação nalguma edições anteriores.
Percurso muito giro,duro e técnico,com paisagens soberbas,lá fizémos o percurso chegando ainda a tempo de almoçar com a restante malta.
Próxima aventura - 3ª etapa de Mega Indurançe na margem Sul na próxima 4ªfeira.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Monsanto á chuva

Hoje foi dia de uma grande molha,fomos até Monsanto fazer um percurso totalmente guiado por GPS fornecido pelos nossos amigos Inchas,mas que só fizémos metade derivado ao mau tempo,mas com bastante gente a participar,tais como os tretas Bispo,Fernando,Sebastião,Paulo, o filho do Bispo Pedro que mandou um valente espalho,o Santos,Jean,Jorge,Alexandre e mais umas quantas caras novas. Quando o tempo melhorar vamos fazer o percurso completo.

19º PIP em Arraiolos 06-02-11

Olha o PIP, desta vez fui, depois de ter participado no 15º na Lagoa do Calvo, destavez fomos até Arraiolos para o 19º PIP, organizado pelo nosso amigo Manuel Ramalho e companhia,PIP este marcado por azares, desde o acidente com o Ramalho,ao falecimento do pai do Sergio Catalão, a quem os BTTRETAS deixam os profundos sentimentos.
Na companhia dos tretas,Fernando,Bispo e Jorge e o Marcão,mas eu e o Jorge não pedalámos,ainda a recuperar de uma valente gripalhada,pelo relato dos restantes tretas foi um passeio á maneira com bastantes estradões, e passagens de ribeiros que acabou com um valente banho em Santana do Campo onde também foi servido o almoço na coletividade local com 2 pratos regionais ( ensopado de borrego e carne de porco á alentejana ) tudo muito bem regado,na companhia de muita cara conhecida como,ASantos,FSimões,Reis,Arquinhas,Francisco,Major Alveja,Miguel K2,Adilson e muitos outros.
Correu tudo muito bem a organização está de parabéns.

domingo, 30 de janeiro de 2011

4ª Edição As Maravilhas do Sobral de Monte Agraço

Ora mais uma vez fui ao Passeio do nosso amigo Luis Gonçalves, desta vez o inicio do passeio foi no Sobral de Monte Agraço com um secretariado muito eficiente,percurso com partes de uma beleza ímpar,memsmo com muita,muita,mas muita lama,teve single tracks á maneira,com um bom abastecimento,um banho de água meio fria,umas exelentes massagens, e um divinal almoço. Acompanharam-me nesta aventura os Tretas Bispo e Fernando, o Paulo Gonçalves e colega, e o Carlinhos,também os projectistas Jorge Maria Bolacha,PGuedes,CP e Did. Foi um passeio para o durinho derivado á imensa lama e também com uma valente constipação que eu leva, mesmo indo de single speed mais o Bispo, custou-me muito, e cheguei ao fim já sem forças,valeu a massagem das meninas para por os musculos no sitio. Este evento está a atingir quase a perfeição para os apoios logisticos e finaceiros que eles tem, é o evento de relação preço/qualidade melhor aqui á nossa volta. Podem ver as fotos e mais rescaldo na nossa pagina no Projectobtt. Próximos eventos- No próximo fim de semana no 19ºPIP em Arraiolos

BT TRETAS E AMIGOS